Psicóloga Rosângela Martins - (CRP 07/05917) - Especialista em Psicologia Clínica
Primeiro Atendimento sem Custo : Informe-se
A palavra psicoterapia é originária da Grécia, onde psyche significa mente e therapeuein curar. A Psicoterapia é uma terapia voltada para problemas emocionais diversos. Realizada principalmente por um profissional da psicologia e ou da psiquiatria desde que tenham feito uma especialização especifica para esta prática.
Ela tem por objetivo se ocupar da demanda referente aos aspectos emocionais trazidos por quem procura este tratamento. Esta demanda normalmente refere-se a algum tipo de sofrimento psíquico vivenciado de forma mais persistente e do qual a própria pessoa não conseguiu resolver.
A Psicoterapia é indicada a diferentes estados emocionais tais como: Ansiedade, Depressão, Fobia, Pânico, Estresse, Sintomas Psicossomáticos e Transtornos emocionais variados que abala o humor, as relações interpessoais, afetivas, profissionais entre outros.
A comunicação é feita através da fala, mas não somente através dela, expressões faciais, corporais e jeitos de se relacionar com o psicoterapeuta e com os combinados estabelecidos para realização da psicoterapia, falam também a respeito do funcionamento do paciente. O Paciente comunica seus desconfortos emocionais, suas angustias, anseios, preocupações, medos etc. com liberdade de expressão. Neste espaço encontra o sigilo, a segurança, a confiança em um profissional especializado que se coloca com disponibilidade para analisarem e compreenderem juntos a origem de seus sintomas e a importância deles na dinâmica de sua vida. .
Captar estas diversas formas de comunicação faz parte do trabalho do psicoterapeuta. A intenção é poder entender as diferentes nuances do jeito de ser daquela pessoa, entender as formas de percepção e entendimento da vida. Como é sua história e como compõe a construção de sua identidade. Quanto mais o psicoterapeuta consegue se comunicar com o mundo das emoções de seu paciente mais consegue compreende-lo e entender os diferentes significados e sentidos que determinados acontecimentos tem para ele.
Somente através desta escuta cuidadosa é que o psicoterapeuta poderá auxiliar o paciente junto a seu sofrimento, chegando a compreensão do significado e da importância de seus sintomas, podendo assim, elaborar questões internas conflituosas e perturbadoras a fim de encontrar um novo significado. O sofrimento psíquico é a expressão de um desacordo interno não reconhecido conscientemente pelo paciente e somente o conhecimento de seus motivos, razões e sentidos é que darão a possibilidade do restabelecimento do equilíbrio emocional.
A psicoterapia tem por objetivo também o autoconhecimento e o aperfeiçoamento pessoal, ampliando o olhar sobre as possibilidades da vida. É um espaço onde a pessoa pode melhor entender suas escolhas e se estão de acordo com seus desejos e possibilidades.
A psicoterapia usa de procedimentos cientificamente validados. O psicoterapeuta tem embasamentos teóricos e técnicos adquiridos através de sua graduação e especialização para o trabalho de psicoterapia. Realiza estudos frequentes sobre o comportamento humano, faz sua análise pessoal, além da possibilidade e a importância, em alguns casos, de contar com o trabalho de supervisão de outro profissional experiente para juntos entenderem melhor as questões trazidas para as consultas.
Busque um espaço de escuta e entendimento: Psicoterapia em Porto Alegre
Psicóloga em Barra Shopping Sul